13  DE  MAIO  DE  2022  |  EDIÇÃO  Nº  021

SUSEP DETERMINA NOVAS REGRAS PARA O SEGURO GARANTIA

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aprovou, no dia 7 de abril, a Circular nº 662/2022, que altera dispositivos relacionados ao seguro garantia. A proposta normativa, que passou por duas consultas públicas no ano passado, com a última rodada realizada em novembro de 2021, refina as regras e diretrizes do segmento, aumenta a precisão técnica, reforça os mecanismos de transparência, adota redações mais adaptadas à realidade do mercado e reduz significativamente a assimetria de informações entre as partes interessadas no seguro.

Em linha com as propostas de alinhamento às melhores práticas internacionais adotadas pela Susep para fomento e desenvolvimento do setor de seguros, a nova norma visa simplificar a regulação, aumentar a liberdade contratual e fomentar novos clausulados. Além disso, a Circular ajusta dispositivos para atender melhor a demanda dos clientes e para assegurar e proteger os seus direitos.

Dentre as principais mudanças, podemos destacar: a melhoria das definições técnicas empregadas; a possibilidade de o seguro não garantir todas as obrigações do objeto principal, conforme interesse do segurado; a fixação, como regra, da vigência do seguro garantia ser igual à vigência da obrigação garantia, exceto nos casos em que houver solicitação expressa no objeto principal ou em sua legislação específica; a introdução de mecanismos de transparência e mitigação de riscos de assimetria de informação, fator  apontado como um dos principais problemas na prática operacional do seguro; a exclusão das condições contratuais padronizadas, com valorização da liberdade contratual e fomento à criação de novos clausulados; a possibilidade de inclusão de terceiros como beneficiários da apólice; a possibilidade de atuação da seguradora na mitigação do risco de ocorrência de sinistro, o que configura um diferencial positivo sobre as demais formas de garantia (a exemplo da fiança bancária), o que pode impulsionar a expansão do seguro; o tratamento do conflito de interesse entre partes relacionadas; e a total aderência à Lei n.º 14.133, de 2021 (nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

O normativo entrará em vigor no dia 02 de maio e, a partir de 1º de janeiro de 2023, as seguradoras não poderão mais comercializar novos contratos em desacordo com as disposições da Circular. Para mais informações, CLIQUE AQUI.

Fonte: SUSEP 

CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA JOVEM APRENDIZ

Aberta inscrição  para aluno e para contratação de jovem aprendiz

Além de propiciar qualificação profissional de jovens, de acordo com as exigências do mercado, o Curso de Assistente Administrativo atende à demanda do setor por menor aprendiz, cuja contratação é obrigatória e determinada  pela  Lei nº 1097/2000.  


No curso, os alunos irão desenvolver habilidades e competências para executar processos administrativos em empresas, dentro dos padrões técnicos, éticos, de qualidade, segurança, responsabilidade social e preservação ambiental.

 

PRÉ-REQUISITOS

• Não estar trabalhando;  

• Idade mínima de 17 anos; 

• Escolaridade mínima: ensino fundamental concluído.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO PARA TURMA 2022

Obs.: curso somente será realizado com a contratação de todos os alunos.

 

AULAS

• Carga Horária: 802,5 horas

• Início das Aulas: 18/07/2022

• Horário: 13:30h às 17:30h

• Previsão de Término: Julho/2023

• Local: SENAI Paulo de Tarso - Av. Juscelino Kubitschek, 3220 – B. Padre Eustáquio - BH/MG

 

  ACESSE AQUI O PLANO DO CURSO

PROVA DE SELEÇÃO

• Dia 28/05/2022 (sábado)

• Horário: 09h às 10h45

• Resultado (enviado por e-mail) – dia  08/06/2022

• Nº de Questões: 15 Português e 15 Matemática

Local da Prova: SENAI Paulo de Tarso

ACESSE AQUI O CONTEÚDO DA PROVA

MATRÍCULA

Informações: serão enviadas posteriormente para os aprovados.

Período: 27/06 a 01/07/22

  


MENOR APRENDIZ

ASSOCIADA, CONTRATE OS ALUNOS DO CURSO PARA

PREENCHER AS COTAS DE SUA EMPRESA.
Além do aspecto legal, você estará ajudando o setor da construção.

Sua empresa também pode optar por contratar os alunos indicados pelos seus próprios funcionários.

 

PARA CONTRATAR, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI


INFORMAÇÕES PARA CONTRATAR UM ALUNO DE APRENDIZAGEM 
Contato: Erica Santos
Tel.: 3419-0900 ramal 129, email: 
erica.santos@fiemg.com.br

 

 

PALESTRA: PNEUS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS,  SELEÇÃO E MANUTENÇÃO APLICADOS NA REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS 

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a redução dos custos operacionais de equipamentos e caminhões torna-se uma ação muito importante para aumentar competitividade e sucesso na execução de diversas obras e projetos da atualidade. A palestra em questão tem por objetivo, conceituar, mostrar as principais formas construtivas, os cuidados, processos de recuperação, nomenclaturas e inspeções, além de indicar os fatores determinantes que são levados em conta, na seleção e determinação dos pneus para diversas aplicações, que representam, uma variável de grande importância na composição dos custos operacionais. Os assuntos abordados serão de extrema importância para ajudá-lo a utilizar ao máximo esse componente que está entre os três maiores custos demandados na gestão de frotas.

26 de Maio de 2022  | 16 horas
Local: The One -  Av. Raja Gabáglia, 1143 – Pilotis

Após a palestra, será oferecido um coquetel para network.

PALESTRANTE

Lucas de Oliveira Nascimento: formado em Engenharia de Controle e Automação, possui treinamento técnico nos principais fabricantes de pneus Brasileiros e mundiais, com  qualificação atestada pelas empresas: Bridgestone/Firestone, Michelin, Marangoni, Tech, Vipal, Rema Tip Top. Texperiência de mais de 15 anos no segmento de pneus em todas as categorias, tendo atuado na área de inspeção de campo, controle de pneus, serviços de recuperação e fabricação.

INSCRIÇÕES GRATUITAS AQUI

INFORMAÇÕES

Telefone: 31 21210431 

 

POSTO DO CREA-MG

NO SICEPOT

As associadas contam com um posto exclusivo do CREA-MG, que funciona dentro da sede do SICEPOT-MG (av. Raja Gabáglia,1143/17 andar).

Agende seu atendimento:

CONTATO: Alexandre

Tel. 31 2121.0441 | 31 9934.9022 | alexandre@crea-mg.org.br . 

 


O Dia a Dia é uma publicação exclusiva para os Associados do SICEPOT-MG.
Somente é permitida a reprodução parcial ou integral de matérias contidas neste
Boletim com autorização expressa do Sindicato.


Av. Raja Gabaglia, 1143 - 17º andar - B. Luxemburgo - BH-MG   |   tel. (31) 2121.0436 - 2121.0437
www.sicepotmg.com.br   |   comunicacao@sicepotmg.com